Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Portal de Notícias da Globo

13/04/09 - 22h56 - Atualizado em 13/04/09 - 22h56

Uma viagem profunda pelo continente africano
Os repórteres Renato Ribeiro e Edu Bernardes vão trazer as esperanças, os problemas e o potencial imenso daquele continente e daquele povo tão ligado ao nosso.

Tamanho da letra
A- A+


A partir desta segunda, o jornalismo da Rede Globo passa a ter mais uma base de correspondentes internacionais. Agora, nós estaremos também no continente africano.

Ao longo desta semana, os repórteres Renato Ribeiro e Edu Bernardes vão trazer as esperanças, os problemas e o potencial imenso daquele continente e daquele povo tão ligado ao nosso.

A ciência diz que a África foi de onde nós viemos. África, local da origem do homem. Os fósseis humanos mais antigos, datados de 200 mil anos, foram encontrados no continente africano.

Mas que continente é esse hoje? De vários rostos. São quase 950 milhões de habitantes em 53 países que falam cerca de mil idiomas.

Há pouco tempo, na segunda metade do século XX, a maioria dessas nações ainda era colônia. Ingleses, franceses, alemães, portugueses, espanhóis, italianos, holandeses e belgas deixaram suas marcas.

A independência recente veio junto com problemas econômicos, miséria e conflitos. E, nos últimos anos, crescimento em alguns países. Hoje, a África é sinônimo de contraste.

Paisagens lindíssimas, algumas conhecidas em todo o planeta. Economias emergentes e riqueza convivem com tragédias humanitárias. De cada dez africanos, quatro vivem abaixo da linha da pobreza, segundo as Nações Unidas.

Hoje, há 16 países com conflitos. Piratas do século XXI, na Somália, guerra civil no Sudão. São cerca de nove milhões de refugiados na África. Política, religião, etnias diferentes. A origem dos conflitos tem varias causas.

Vamos viajar juntos de Tanger, no Marrocos, no extremo norte do continente, até o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul, vamos conhecer as várias faces da África.

E viemos até a África que fala português. Qual a influência do Brasil hoje do outro lado do Atlântico? África, a partir desta terça, no Jornal Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário