Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

domingo, 16 de agosto de 2009

A União Africana possui um novo "Rei".


Muammar Kadhafi, o novo “rei” da União Africana. Ou, pelo menos, é o que pretende o líder líbio, eleito para a presidência anual da organização durante a cimeira de Addis Abeba.
Kadhafi sucede ao presidente tanzaniano Jakaya Kikwete, mas está longe de reunir um consenso. A escolha do líder líbio deveu-se sobretudo a questões de equilíbrio político entre as diferentes regiões africanas. Segundo as regras da organização, a presidência cabe este ano à África do Norte e Kadhafi foi o único dirigente da região a marcar presença na capital etíope.
Segundo várias fontes, o líder líbio fez passar uma mensagem na qual pedia aos congéneres que passem a chamar-lhe oficialmente “rei dos reis tradicionais de África”.
O segundo dia da cimeira – na presença do secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon – serviu também para evocar as crises no continente, nomeadamente no Zimbabué, na Somália, no Darfur ou na República Democrática do Congo.

Um comentário:

  1. Importante lembrarmos que a vitoria de Kadahfi representa um lamentável fortalecimento dos regimes ditatoriais africanos.

    ResponderExcluir