Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

domingo, 16 de agosto de 2009

Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Praia - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou sexta-feira, na ilha cabo-verdiana do Sal, os países africanos a seguir o exemplo de Cabo Verde em termos de boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida da sua população, informou a Pana.

Falando durante uma conferência de imprensa, que marcou o encerramento do seu périplo por sete países africanos iniciado a 5 de Agosto no Quénia, a chefe da diplomacia norte-americana apresentou Cabo Verde como exemplo a seguir por África, facto que a levou a escolher o arquipélago como último ponto da sua primeira visita de trabalho a África.

"Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde", disse Hillary Clinton, frisando que o seu périplo de nove dias por sete países da África Subsariana terminou justamente em Cabo Verde para mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação.

A secretária de Estado norte-americana, que estava acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves, afirmou que antes de viajar para África enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que o arquipélago "é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos".

"Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos como Cabo Verde, nomeadamente a boa governação, a transparência, a democracia e a luta contra a pobreza", sustentou, sublinhando que os Estados Unidos estão orgulhosos de ser amigos e parceiros do arquipélago.

Hillary Clinton disse que a administração de Barack Obama acredita que "com a liderança certa, um Governo comprometido com a democracia, com o respeito pelas leis e com transparência nas contas públicas pode-se elevar o nível de vida do povo, gerar não só crescimento económico mas também dignidade humana e possibilidade de qualidade de vida da população".

Por outro lado, a secretária de Estado norte-americana prometeu mais apoio dos Estados Unidos no combate ao tráfico de droga, de armas e de pessoas, um dos problemas mais critíticos enfrentados pelas autoridades cabo-verdianas nos dias de hoje.

"Face à posição geoestratégica de Cabo Verde no corredor do Oceano Atlântico, os Estados Unidos vão aumentar o apoio na luta contra os vários tipos de tráficos: droga, armas e pessoas", realçou.

Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos trabalham com Cabo Verde na formação da Polícia e na assistência do Bureau Federal de Investigações (FBI) em aspectos específicos, sublinhando a prontidão do seu país para expandir a sua ajuda à segurança marítima.


Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2009/7/33/Hillary-Clinton-exorta-Africanos-seguir-exemplo-Cabo-Verde,9e70a9c8-6530-4634-8c34-32e9d8b72548.html em 15 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário