Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

domingo, 16 de agosto de 2009

Hillary critica Nigéria por corrupção, mas oferece estreitar relação

Em seu primeiro tour pelo continente africano, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, endureceu o tom na Nigéria e criticou a má governança pela extrema pobreza que atinge o país. A crítica, contudo, foi amenizada por uma oferta de "vínculos mais fortes com a Nigéria".
A declaração de Hillary foi feita após uma reunião com o ministro de Relações Exteriores nigeriano, Ojo Maduekwe, na qual assinaram um acordo que prevê a criação de uma comissão conjunta para promover o fortalecimento das relações entre os dois países.
Durante uma entrevista coletiva após o encontro, Hillary disse que a comissão conjunta tratará de vários "assuntos em nível nacional, estadual e local".
Após a crítica, a chefe da diplomacia americana destacou que os EUA vêem a Nigéria como "um grande aliado" e que, devido a seu papel de liderança na África, "é essencial que este país seja bem-sucedido".
"Sem a Nigéria, a Libéria não teria se libertado e Serra Leoa não estaria em paz", disse Hillary, segundo quem o governo nigeriano se posicionou contra os golpes e as ditaduras na Mauritânia, em Guiné, no Níger e em Zimbábue.
Na mesma entrevista, o ministro Maduekwe admitiu a "injustiça histórica" que se cometeu no delta do rio Níger. Mas afirmou que o governo está resolvendo o problema e disse acreditar que a anistia oferecida aos rebeldes locais consolidará a paz e vai acelerar o desenvolvimento da região.
Maduekwe também falou do conflito entre as comunidades cristãs e muçulmanas da Nigéria e negou que o país seja um refúgio para radicais islâmicos.
"Não temos impulsos suicidas. Amamos a vida. Sabemos que existe o paraíso, mas não queremos chegar a ele mediante ações estúpidas. O fanatismo não pode fincar raízes na Nigéria", afirmou o ministro.
Mais cedo, Hillary culpou o fracasso do governo pela pobreza no país e exigiu que os nigerianos combatam a corrupção e um "sistema eleitoral falho".
A secretária de Estado afirmou ainda que a Nigéria, a segunda maior economia africana, deveria estar entre as mais importantes nações em desenvolvimento do mundo --mas fere sua reputação pela má governança.
"A mais imediata fonte de desconexão entre a riqueza da Nigéria e a pobreza é o fracasso da governança em nível local, estadual e federal", disse Hillary em discurso diante de centenas de líderes da sociedade civil.
"A Nigéria deveria estar em uma posição para ser parte do G20 mas, um grande mas, a reputação de corrupção é um problema", disse, após encontro com o presidente Umaru Yar'Adua.
Nesta quinta-feira, a secretária de Estado americana partirá em direção à Libéria e, depois, a Cabo Verde, de onde voltará para Washington. Antes de chegar à Nigéria, ela visitou Quênia, África do Sul, Angola e República Democrática do Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário