Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Missão empresarial sul-africana vem ao Brasil para estreitar relações comerciais

No contexto da crise global que provocou retração expressiva no comércio Brasil-África do Sul, uma missão empresarial do país africano desembarcou em São Paulo no início de julho com o objetivo de reverter esse quadro e intensificar o intercâmbio comercial bilateral. Junto com autoridades do governo, chefiadas pela vice-ministra de Comércio e Indústria, Thandi Tobias-Pokolo, vieram ao Brasil representantes de 37 empresas sul-africanas em busca de oportunidades de expandir suas exportações, principalmente nos setores de alimentos, vinhos, autopeças, produtos químicos e eletrotécnicos.
No último dia 7, a missão sul-africana participou do Encontro Empresarial Brasil-África do Sul, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No evento, foram discutidos temas como transferência de tecnologia, investimentos, comércio bilateral e ampliação da integração produtiva entre os dois países. Além disso, os empresários sul-africanos realizaram uma série de reuniões individuais com empresários brasileiros. Na sequência, a missão dirigiu-se para Belo Horizonte, onde participou de evento semelhante promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Segundo Pokolo, há grande potencial de crescimento para as relações comerciais entre Brasil e África do Sul. Falta, no entanto, maior conhecimento acerca das oportunidades para os dois países, do que decorre a importância da missão sul-africana no Brasil. Ainda, Pokolo destaca a relevância da parceria entre os dois países no âmbito do Fórum Índia-Brasil-África do Sul (Ibas) como ferramenta para promover o engajamento das economias emergentes frente ao desafio do desenvolvimento.
Aproximação entre Mercosul e SACU
Outro ponto destacado pela chefe da missão sul-africana é a formalização de um acordo entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral (SACU, sigla em inglês) – formada por Botsuana, Lesoto, Namíbia, Suazilândia e África do Sul –, por meio do qual as trocas comerciais entre os dois blocos seriam intensificadas. O acordo de comércio preferencial, já aprovado pela presidência brasileira, porém pendente de aprovação no Congresso Nacional, permitirá que cada bloco elabore uma lista de produtos que gozarão de tarifas de importação reduzidas.A ampliação do acesso ao mercado de ambos os blocos regionais contribuirá para o incremento não somente do fluxo de mercadorias, mas também das oportunidades de investimentos bilaterais. Além disso, o compromisso será base para futuras negociações sobre a assinatura de um acordo de livre comércio Mercosul-SACU, bem como para um entendimento comercial trilateral Mercosul-Índia-SACU, tendo em mente a entrada em vigor do acordo firmado entre o país asiático e o bloco sul-americano (ver Pontes Quinzenal, Vol. 4, No. 10, disponível em: http://ictsd.net/i/news/pontesquinzenal/48203/).
Após significativo aumento no comércio Brasil-África do Sul na última década, a diminuição das trocas comerciais entre os dois países acompanhou a redução das exportações e importações do Brasil no período compreendido entre janeiro e maio de 2009. Em 2008, o comércio bilateral movimentou mais de US$ 2,5 bilhões, número muito superior ao montante registrado em 2000 – US$ 500 milhões. A maior parte das exportações brasileiras ao país africano é composta de produtos manufaturados, sobretudo do setor automotivo.
Criação da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-África do Sul
Após o encontro do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, com Thandi Tobias-Pakolo, no dia 7 de julho, foi anunciada a instalação, prevista para outubro, da segunda comissão de monitoramento do comércio do Brasil no continente africano – a primeira trata das relações com Moçambique.
A África do Sul tem despertado interesse de multinacionais de grande porte por constituir a economia de maior destaque no continente africano e por apresentar grande potencial de crescimento e intensa produção de minérios. Para o diretor do Departamento de Relações Internacionais da Fiesp, Newton de Mello, é essencial que o Brasil se aproxime da África, região com a qual o país possui grandes afinidades culturais, para aproveitar as oportunidades que o continente oferece. Será preciso, no entanto, competir com a China, a qual tem empreendido grandes esforços para aprofundar suas relações com a África.
Brasil promove agronegócio em Johanesburgo e Luanda
Neste cenário de aproximação entre Brasil e África, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), organizou uma missão comercial para promover o agronegócio brasileiro em duas feiras internacionais de alimentos e bebidas – a Africa’s Big Seven e a SAITEX – na África do Sul, entre os dias 17 e 22 de julho.
Nas feiras, serão expostos produtos brasileiros dos setores de aves, carnes bovina e suína, além de arroz, lácteos, doces, etanol e cachaça. Também haverá encontros com importadores locais e com visitantes de outros países africanos, além de reuniões técnicas para o conhecimento do mercado local.
Pouco antes dos eventos na África do Sul, cerca de 50 empresas brasileiras participaram, em Angola, da Feira Internacional de Luanda (FILDA), sob a coordenação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Com isso, espera-se ampliar os negócios com o país africano, principalmente nos setores de máquinas e equipamentos, alimentos, casa e construção. O objetivo, segundo o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, é fazer do Brasil o principal fornecedor de infra-estrutura para Angola.
Reportagem Equipe Pontes

Um comentário:

  1. A aproximação do Mundial de 2010, a ser realizado na África do Sul, será uma oportunidade para as empresas brasileiras do setor esportivo.

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