Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Guerra em Darfur terminou, diz chefe militar da ONU no Sudão

General Martin Agwai afirma que problemas em região sudanesa agora são políticos.

O chefe das forças militares da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão afirmou que "terminou" a guerra de seis anos entre tropas leais ao governo sudanês e rebeldes na região de Darfur, no oeste do país.

Segundo o general nigeriano Martin Luther Agwai, que está deixando seu posto na missão conjunta da ONU e da União Africana (Unamid, na sigla em inglês) na semana que vem, os conflitos dos primeiros anos da guerra se acalmaram à medida que os diversos grupos rebeldes se dividiram em facções.

Agwai afirma que a região sofre agora com conflitos menores e criminalidade.


LEIA MAIS: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1282785-5602,00-GUERRA+EM+DARFUR+TERMINOU+DIZ+CHEFE+MILITAR+DA+ONU+NO+SUDAO.html

3 comentários:

  1. Será mesmo? As guerras na Africa parecem não ter fim... As violações de direitos humanos, genocídios também não.

    ResponderExcluir
  2. Cara Ludy
    A humanidade insiste em continuar com suas matanças, genocídios, autoritarismos e colonialismo (sendo esse último com uma nova roupagem) que, muitas vezes, deixa até grandes sociólogos pasmos, sem explicações para os “casos concretos” humanísticos.
    É isso aí cara Ludy, nós também passamos por situações semelhantes em nossa história, não somos diferentes, somos extratos de um sistema perverso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Clodoaldo. Inclusive, é até contraditória a alegação de Martin Agwai se observada a avaliação de Scott Gration quanto a situação no Sudão. Me parece que o general, o qual deixará o posto em breve, quer apenas deixar uma boa impressão do seu trabalho naquela região.

    OBS: o acesso ao inteiro teor da matéria é através do link

    ResponderExcluir