Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

domingo, 16 de agosto de 2009

Angola: Hillary Pressiona Realização de Eleições Presidenciais

A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton está a efectuar uma visita a Angola, país que é um dos principais produtores de petróleo em África e um dos maiores fornecedores dos EUA.
Hillary Clinton exortou as autoridades angolanas a pôr em prática mais reformas democráticas, adiantando estar ansiosa por ver Angola adoptar uma nova Constituição Política, julgar os casos de abusos dos Direitos Humanos do passado e "realizar eleições presidenciais, atempadamente, de uma forma livre e justa". Recorda-se que Angola não efectua eleições presidenciais desde 1992. O acto eleitoral estava previsto para este ano, mas a votação foi adiada para 2010.
Hillary reúne-se amanhã com o presidente Eduardo dos Santos. Este sábado manteve conversações, nomeadamente, com os ministros angolanos das Relações Exteriores e do Petróleo.
A Crónica do Jornalista Alexandre Neto:
Angola e Estados Unidos cumprem mais uma etapa no percurso que tem pela frente o relançamento a outro nível, das relações entre dois Estados, para lá do negócio do petróleo.
Isto mesmo ficou sublinhado nas comunicações feitas ao princípio da tarde de hoje, no jardim do palácio da Cidade Alta, pelos titulares das diplomacias dos dois países.
Hillary Clinton e Assunção dos Anjos responderam as perguntas colocadas por alguns jornalistas, imediatamente a seguir as conversações mantidas num dos compartimentos habitualmente usado pelo Secretariado do Conselho de Ministros.
Debaixo de um esplêndido sol, mas nem por isso tão abrasador, Hillary mostrou-se confiante no futuro do desenvolvimento democrático e social de Angola e procurou esbater algum cepticismo sobre a gestão danosa do erário público, nos últimos tempos trazidos ao conhecimento.
As eleições legislativas do ano passado foram por si tomadas como exemplo no qual inspirava confiança esperando que uma data para eleições presidenciais possa ser fixada a tempo. Citou igualmente o processo constitutivo actualmente em curso, assim como algumas medidas anti-corrupção sem que dissesse quais exactamente, como bons indicadores dos progressos feitos pelo executivo.
Mesmo assim, a Secretária de Estado sublinhou que o assunto da gestão transparente vai continuar a estar sempre na ordem da abordagem dos dois titulares.
Respondendo a uma pergunta sobre a presença chinesa, ela sublinhou que com os asiáticos tem tratado sobre as vias de cooperação conjunta para a solução de alguns problemas no continente e enfatizou, pouco lhe interessava que os chineses já cá assegurando apenas que sua preocupação, era ver como os Estados Unidos da América iriam prestar a sua ajuda, independentemente de quem já cá esteja.
As duas individualidades abordaram ainda o potencial de cooperação nas áreas da energia limpa e a possibilidade de transferência de tecnologia para o efeito.
Além das autoridades oficiais, a América conta reforçar a cooperação com a sociedade civil no trabalho da preservação do ambiente contra o aquecimento global.
Depois do almoço oferecido pela parte angolana, ali mesmo no jardim do palácio, Hillary Clinton foi recebida pelo presidente da Assembleia Nacional, na mesma altura em que devia encontrar-se com os líderes dos partidos políticos representados na casa das leis e membros da Comissão dos Direitos Humanos e Relações Exteriores.
A Secretária de Estado presencia nesta altura a assinatura do memorando sobre a cooperação que junta a Chevron-USAID e CLUSA para o financiamento ao desenvolvimento agrícola. Antes, encontrou-se com os titulares da Energia e da Sonangol.
No seu ponto mais alto, segunda-feira está reservado a audiência pelo presidente José Eduardo dos Santos depois da deslocação que vai efectuar a uma unidade hospitalar, que lida com soropositivos.
Lembro que a aeronave azul e branca e bandeira americana transportando a delegação chefiada por Clinton pisou o solo angolano pouco depois das 11:10 minutos.
A este nível, é a terceira vez que uma delegação americana visita Angola que representa 6% das importações de crude do país do "Tio Sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário