Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Exposição de Motivos

O blog Africa Unite foi levado a efeito, através da iniciativa do docente Clodoaldo Silva da Anunciação, de engendrar o aprendizado da disciplina Direito Internacional Público de forma mais eficiente, dinâmica, e agradável aos discentes.

O escopo da presente iniciativa é estimular o uso da rede mundial de computadores e das diversas mídias a disposição com o fito de estabelecer um aprendizado colaborativo.

A aprendizagem colaborativa é um recurso na área da educação que consiste em estabelecer um procedimento no qual os alunos, em conjunto com o professor, constroem o conhecimento através da discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos informáticos atuam (ente outros...) como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação.

Outrossim, consubstancia uma estratégia de ensino na qual os alunos trabalham juntos em pequenos grupos tendo uma única meta, que proporciona a interatividade.

O nosso estudo ocorrerá por meio da interação digital entre docente e discentes da disciplina, de outras matérias e também de outras instituições de ensino superior –IES nacionais e internacionais, para otimizar a troca dialética de conhecimentos e ampliar o universo do graduando para além dos horizontes da sala de aula.

No Africa Unite você encontrará temas relacionados à África vistos sob as lentes do Direito Internacional Público. Tais como: a União Africana, a história da África, a cultura africana, o potencial econômico da África, os desafios sociais e os conflitos enfrentados pelo continente, além da influência da África sobre o Brasil.

O nome Africa Unite tem origem na obra musical de Bob Marley, que apesar de não ser africano, deita suas raízes no continente, pai de sua ancestralidade, e afetivamente unido ao artista. Nas ciências jurídicas diríamos que há liame subjetivo.

Canção que apregoa a unificação dos africanos, tal qual a hodierna tentativa de formação da União Africana (UA), organização que sucedeu a Organização da Unidade Africana, e que ajuda na promoção da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento africano.

Da mesma forma, a letra se utiliza do idioma inglês, principal língua de comunicação internacional, e também muito popular no continente africano.

É de todo modo, uma exortação à tolerância, bem como um convite à convivência pacífica, harmoniosa e sem preconceitos, numa terra que já sofreu demais com o colonialismo, a segregação e os conflitos de toda ordem, mas que não desiste do tentame de progredir, em que pese os problemas sociais que insistem em campear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário