Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Plano de Ação para recuperação do sistema de saúde

O Governo de Unidade Nacional do Zimbabwé, GÉ- ENE-U na sigla em Inglês, fomentou a elaboração de de um plano de recuperação do sistema de saúde nacional de 100 dias. O plano tem trazido melhorias graduais. Os centros de saúde foram reactivados, e os médicos e enfermeiros já estão a regressar ao trabalho.
Esta situação é muito diferente da que se verificou no início de 2009, quando os hospitais do país praticamente deixaram de funcionar, sem os principais medicamentos e outros materiais. Hoje, a maioria dos hospitais já recuperou a sua capacidade operativa, mas a carência de medicamentos ainda permanece. Os medicamentos líquidos e intravenosos, além de outros suprimentos, ainda são comprados pelos próprios pacientes.
Esses são os efeitos devastadores da queda dos indicadores de saúde das últimas três décadas. Desde 1990 a 2006, a esperança média de vida baixou de 62 para 43 anos por causa da alta prevalência do HIV e SIDA, que em 200 foi estimada em 26 por cento dos adultos entre 15 a 45 anos. Em 2007, a prevalência baixou para QUINZE VÍRGULA TRÊS por cento.
As revistas Viewpoint e The Lancet analisaram as prioridades que o país deve enfrentar para melhorar os seus indicadores de saúde.
Segundo os autores da análise, o governo zimbabweano deve ter como prioidade o restabelecimento dos serviços essenciais de saúde e a criação de um plano de recuperação a médio prazo, com orçamento rigoroso.
Os autores afirmam que agora existe uma nova oportunidade para reconstruir o sistema de saúde. Mas que o seu sucesso depende do restabelecimento eficaz dos princípios da justiça social, equidade e participação da sociedade.
P.S.: Por Liesel e Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário