Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

domingo, 4 de outubro de 2009

Petróleo, único interesse dos EUA na Africa

A descoberta do petróleo na África parece ter começado a reinserir o continente na dinâmica do comércio mundial e isto, logicamente, chama a atenção do governo dos Estados Unidos.
A produção de petróleo nos países do Golfo da Guiné (Nigéria, Congo, Gabão, Camarões e Guiné Equatorial) ultrapassa os 4,5 milhões de barris diários e supera a produção do Irã, Arábia Saudita ou Venezuela. Atualmente, os Estados Unidos importam perto de 15% de seu petróleo da região e as previsões apontam que essa cifra aumentará até chegar a 25% do total, em 2005. Por seu lado, em 2000, a União Européia importava 22% de seu petróleo dos países do Golfo da Guiné. Muitos desses países estão entre os mais pobres do planeta. Então, aonde vão parar os lucros dessas vendas de petróleo?
Calcula-se que o subsolo africano tem cerca de 9% das reservas petroleiras do mundo, 100 bilhões de barris. E embora o custo de extração seja mais alto do que no Oriente Médio, porque as jazidas estão no mar, a qualidade é ótima e com pouco teor de enxofre.

Fonte: http://www.granma.cu/portugues/2005/julio/juev7/28PetroleP.html

Por Tayná e Zaiana

3 comentários:

  1. O continente africano sempre despertou interesses econômicos de várias nações, seu subsolo rico em recursos minerais trouxe riqueza para inúmeros países, mas, infelizmente para a África só restou à fome e guerra. Suas riquezas foram, e são, saqueadas, sua soberania desrespeitada por inúmeras nações, seu povo discriminado.

    ResponderExcluir
  2. boladão, sangue nas vista zé

    ResponderExcluir