Este blog se constitui numa ferramenta de aprendizagem colaborativa dos alunos da disciplina Direito Internacional Público, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, ministrada pelo docente Clodoaldo Silva da Anunciação.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ÁFRICA UM CONTINENTE AINDA DESCONHECIDO PARA MUITOS BRASILEIROS



“Um rio chamado Atlântico”, no dizer do historiador Alberto da Costa e Silva, separa Brasil e África, mas uma desinformação maior ainda torna o Continente Negro quase uma região desconhecida para os brasileiros na atualidade.
O Continente africano possui 53 países africanos. Seus costumes, vida cotidiana, alimentação, diversidade cultural, parques, lagos e rios, enfim, patrimônios naturais do continente, dentre outros são desconhecidos por boa parte do povo brasileiro. Embora seja beco da origem de alguns de nossos ancestrais, como os ioruba da Nigéria e do Benin, os que no Brasil foram chamados de “malês” e alguns povos da língua bantu, aqui chamados de “angolas” e “carabindas”, vindos do passado do comércio escravo, que era feito pelo Brasil. Países como Moçambique, Botsuana, Angola e Namíbia servem como fontes de estudos com questões referentes à fome, a aids, a educação, a cultura, o folclore e os costumes, o desenvolvimento econômico, o comércio de escravos no passado, entre outros temas. Além disto a África é berço da cultura ancestral, que influenciou as manifestações musicais, como o samba brasileiro e o jazz e o blues norte-americanos, por exemplo, as manifestações culturais e folclóricas antigas e atuais.

(Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/saladeimprensa/noticia_094.asp. Acesso em 06/10/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário